terça-feira, 16 de junho de 2009

'' ... O tempo é algo que não volta atrás.Por isso plante seu jardim e decore sua alma, Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ... ''

domingo, 14 de junho de 2009

Dia dos Namorados

É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.

Nos EUA e na Europa O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos.

Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.

Dia dos namorados Judaico
O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama.

Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras.

Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país. (Jane Bichmacher de Glasman, autora do livro "À Luz da Menorá"). Dia dos namorados no Brasil.

No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor".

A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Seja qual for o significado, a todos os apaixonados pela vida, um excelente dia hoje e durante o ano todo!!

sábado, 13 de junho de 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Lua - Tarsila do Amaral


Do artigo de Giulia Crippa (USP)*: "A pequena figura humana está sozinha, contemplando o espetáculo da imensidão ao seu redor, iluminada pela lua. A paisagem é indistinta, e a figura confunde-se com as camadas de tinta escura. Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral (re)elabora em 1928, em sua tela A lua, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas."
Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

domingo, 7 de junho de 2009

Concurso - Crônica sobre a aids

As inscrições para o Concurso Vidas em Crônica, organizado pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, foram prorrogadas até o dia 10 de junho. Os relatos selecionados farão parte da série de livros Vidas em Crônica, com lançamento previsto para este ano. Nela, estarão reunidas experiências de quem acompanhou a evolução da doença no país. Essa é primeira vez que a história da aids será narrada sob a ótica de quem vive ou convive com a epidemia. As informações sobre como participar estão disponíveis em www.aids.gov.br/vidasemcronica.
Serão selecionadas 15 histórias reais, ambientadas nas décadas de 1980 ou na de 1990 ou período de 2000 até os dias atuais. Os autores das três melhores de cada década receberão um computador. Além disso,todos os autores selecionados participarão de cerimônia de premiação e lançamento das três publicações.

As narrativas deverão ter, no máximo, 3 mil caracteres, incluindo espaços. A participação é aberta a maiores de 16 anos, que tenha aids(quem vive com HIV) ou quem acompanhou de perto alguém com a doença(que convive com HIV).

Entre os critérios de seleção serão avaliados a adequação ao tema, o respeito aos direitos humanos e a criatividade. A data provável de divulgação do resultado é 3 de julho de 2009. Mais informações à imprensa Programa Nacional de DST e Aids Assessoria de Imprensa Telefones: (61) 3448 8100 / 8088
Fax: (61) 3448-8090
E-mail: imprensa@aids.gov.br

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Divã - o Filme

Nos últimos anos o cinema nacional tem crescido e muito. E esse crescimento se deve ao grande investimento que está sendo feito na cultura nestes últimos tempos. Mas meu propósito agora é falar do filme do momento: Divã. Para quem não sabe, ele é baseado no livro DIVÃ de Martha Medeiros e tem no seu elenco Lilian Cabral - que está deslumbrante - José Mayer, Reinaldo Giannechini - maravilhoso como sempre - Cauã Reimond, Mario Lago entre outros mais .... Há, a direção é de José Alvarenga Jr.

É um ótimo filme de humor que retrata situações cotidianas das pessoas. Traz uma boa reflexão, especialmente nas mulheres.

A mulher com a vida "perfeita", digo, um bom casamento, boa casa, filhos, boa condição social, amigos, decide, aos 40 anos fazer terapia, pois não sabe mais se a vida dela é o que parece ou o que aparenta ser, para si própria. Só que esta experiência fará com que ela passe a questionar toda a sua vida "perfeita".

Esse é um filme que todos deveriamos assistir, primeiro porque é uma comédia, divertidíssima. Segundo porque com certeza nos fará refletir sobre o que consideramos em nossa vida "perfeitos". E digo mais, acho que principalmente os homens deveriam assistir, pois quem sabe assim passariam a compreender um pouco mais sobre as inquietações femininas.

Enfim, essa é a minha dica de cinema para o final de semana!!!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma pintora, mexicana que criava de forma surpreendente, muitas vezes chocantes, através de imagens que refletiam sua vida. Desde os seus 15 anos, quando foi diagnosticado Poliomilite, que Kahlo teve inumeros problemas de saúde. Sobreviveu a mais de 30 operações e suportou o final de sua vida repleta de muitas dores em seu corpo.

Sua vida amorosa também foi um turbilhão, pois aos 21 anos, apaixonou-se perdidamente por Diego Rivera com quem teve um relacionamento cheio de infidelidades, pressões, separação e reconciliação. Foi através dele que Frida se aproximou da política e 'aprimorou' sua arte.

Suas pinturas sempre foram fortes e retratava o seu cotidiano, a sua vida. Como ela mesma disse "Pinto Auto-Retratos porque sou a pessoa que eu conheço melhor".

Fofo ..... volta logo!!!!

E ai, ta afim de dar uma voltinha no inferninho??