segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Lua - Tarsila do Amaral


Do artigo de Giulia Crippa (USP)*: "A pequena figura humana está sozinha, contemplando o espetáculo da imensidão ao seu redor, iluminada pela lua. A paisagem é indistinta, e a figura confunde-se com as camadas de tinta escura. Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral (re)elabora em 1928, em sua tela A lua, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas."
Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

43 comentários:

  1. adoro ficar interpretando esse quadros, nao conheço Tarsila do Amaral mas eh uma bela pintura. E um belo blog tambem... vou passar por aqui mais vezes

    http://voltoem5minutos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho essa obra uma bosta vai tudo toma no cu seus fila da vputa arronbado
      tata troxa

      Excluir
    2. Fiquei impressionada com o quanto você é pobre.

      Excluir
    3. CAMBADA DE FILHOS DA PUTA OBRA DO CARALHO NAO VALE UM PEIDO FURADO FODASSE

      Excluir
    4. fico envergonhada com o quanto de cultura vocês tem!!
      Essa e a merda do Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    5. Cara eu não gosto dessa obras não mas não critico mal. Agora esses cara que fala mal devem ser drogados, sem estudo e sem merda nenhuma que preste na mente. Essa e a merda do Brasil :(:( !!!!!!!!!!

      Excluir
    6. Cara eu não gosto dessa obras não mas não critico mal. Agora esses cara que fala mal devem ser drogados, sem estudo e sem merda nenhuma que preste na mente. Essa e a merda do Brasil :(:( !!!!!!!!!!

      Excluir
    7. Antes de vocês criticar vocês tem que saber o que é obra de verdade e quando for criticar escreva pelo menos direito seus bando de analfabéticos Isso é cultura vocês tem que aprender a valorizar, Isso sim é obra de verdade😤🤩

      Excluir
    8. Alguém pelo amor de Deus me diz o ano em que essa obra foi pintada, é para um Trabalho de artes e eu não acho em lugar nenhum

      Excluir
    9. No ano ******😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱****

      Excluir
    10. isso e cultura arte se vocês não sabem valorizar por favor não falem essas coisa isso esta sendo um cumulo com a arte e cultura brasileira então peço para que vocês que criticam uma arte tão bela tão culta e tão bonita não deveriam estar olhando para ela o que vocês estão fazendo aqui

      Excluir
  2. Oi Tata, bem interessante este quadro, inclusive parece que ao olhar fixamente para a lua, podemos ver um rosto!

    Abraços
    Marco

    Em tempo: bom final de semana ...

    ResponderExcluir
  3. estou estudando sobre o quadro a lua da tarsila do amaral e amei este quadro...
    é muito lindo,pois amo a lua.

    bjuss
    bininhah!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, eu estava pesquisando sobre o quadro A Lua de Tarsila, e encontrei o seu comentário, e achei muito interessante, pois estou fazendo um trabalho baseado nesta obra. Mas no entanto não tenho muitas informações sobre ela. Por tanto, eu gostaria de saber se você pode entrar em contato comigo, para trocarmos algumas informações, já que você está fazendo um estudo sobre a mesma. Seria de muita ajuda pra mim.

      Desde já agradecida.
      Email: tatianasousa.oliv@gmail.com
      Tel. (88) 96296159

      Excluir
  4. Eu minha marida estamos fazendo um trabalho sobre alguma obras de Tarsila do Amaral , e escolhemos a Lua , achamos muito linda, o namorado da minha marida que desenho, e eu i ela estamos pintando, ta ficanco Lindo !!
    Beeijoo M.F.C e C.F.A

    ResponderExcluir
  5. o que significa esse quadro A Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu burro ou burra você não sabe você não leu lá em cima né

      Excluir
  6. esse site deveria ter mais coisas de estudos

    ResponderExcluir
  7. muito podre essse site

    ResponderExcluir
  8. qual a historia desse quadro ?

    ResponderExcluir
  9. minha obra favorita ! pois nao tem palavra que explique essa obra,a sua genialidade

    ResponderExcluir
  10. Minha escola vai realizar um projeto,"Café com Arte",vamos expor várias obras de vários gêniios da arte.meu grupo ficou com a Tarsila do Amaral,eu escolhi A Lua,é o quandro mais belo pra mim.ele transmite tranquilidade.Ass:@biaclis

    ResponderExcluir
  11. haa gostÔ muiito desse quadro a lua e estou estudando sobre ele ass-----> byatriiz<-------

    ResponderExcluir
  12. Que merda eu odeio quadros , odeio a Tarsila e tenho que pesquisar sobre isso !!!

    ResponderExcluir
  13. vai toma no cu !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. nossa eu sou apaixonada por artesss....
    sou bem das antigas,sou jovem mais amo saber sobre as historias de antigamente...
    amo saber mais e mais sobre o passado...parabens tarsila pela grande obra e os demais artistas tambem...
    que Deus os abençõe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda-+se vc é mquantasx pessoas eim ??????
      Santa falsidade

      Excluir
  15. adorei gostei muito eu sempre gostei dessa imagem da Tarsila do Amaral *__*

    ResponderExcluir
  16. ANDRESSA:EU ADORO AS OBRAS DE TARSÍLIA DE AMARAL,ELA É UMA GRANDE E FAMOSA ARTISTA.

    PARABÉNS TARSÍLIA DE AMARAL!

    ResponderExcluir
  17. EU AMO ESSA ESCULTURA:A LUA.
    INCLUSIVE NA MINHA ESCOLA NA AULA DE ARTES EU ESTUDO AS ESCULTURAS DE TARSÍLIA É AMANHÃ,20{06}2013 PINTAREI A OBRA : A LUA,FOI EU QUE PEDI PARA A PROFESSORA JULIANA MORAES.
    PARABÉNS TARSÍLIA DE AMARAL VOCÊ ARRASA NAS SUAS ESCULTURAS!

    ResponderExcluir
  18. odiei esse site pois não tem informação nenhuma!
    eu já sei o que significa o quadro "a lua"!
    nunca mais vou entrar nesse site idiota.
    vou contar para todas as minha amigas e amigos para que não entrem nesse maldito site!
    hahahahahahahahahaha!
    e esses comentários então pior ainda seus bcs.
    vcs=bcs
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    não vou falar o meu nome pois pode acontecer coisas ruins então adeus seus bcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também acho tudo q vc falou!

      Excluir
    2. eu só acho q vc não sabe de nada, se não gostou fique quieto. se vc está tão interessado no assunto procure em outros sites e guarda sua opnião que não serve de nada.
      E outra coisinha vai concertar os erros de português kkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Parabéns Tarsila Do Amaral e acho vc muito talentosa eu amo as obras de Tarsila Do amaral e principalmente a obra LUA

      Excluir
  19. estou desenhando esta obra para um trabalho de artes e achoq vou me dar bem #alua muito linda essa pintura achei uma da mais bonitas q pesquisei e também bem facil de desenhar

    ResponderExcluir
  20. Adoro os quadros de Tarsila do Amaral. Parabéns pelo site eu estava fazendo um trabalho sobre essa obra e achei tudo.

    ResponderExcluir
  21. café com atitude kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Não acredito que essa mulher ganhava dinheiro fazendo esses desenhos que mais parece desenho de 1º ano e de criança

    ResponderExcluir
  23. O meu primeiro quadro que pintei aos 10 anos samba em todos os quadros da Tarsila. Não gosto dela, quando vejo a foto dela, vejo uma guangue por trás, sem a posição social ela não seria nada. Sustentada pela família rica que tinha fazendas e pelo marido que é conhecido, a VERDADEIRA artista do Brasil é a Anita Malfatti, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  24. Eu estou estudando sobre as obras de Tarsila do Amaral eu amei❤😍

    ResponderExcluir