quarta-feira, 2 de junho de 2010

Rebeldia

Este é um texto que vou escrever após um longo tempo de meditação sobre o assunto e constatação de que isso acontece muito na juventude de hoje...a Rebeldia. Não tem nada a ver com aquela novelinha, podem ficar tranqüilos, afinal não tem como eu falar de algo que nunca vi.

Eu resolvi finalmente colocar no papel o que penso sobre este assunto, pois ontem ao ouvir este trecho “Deus me livre dessa rebeldia que fala e não diz nada.” da música do Grabriel Pensador, voltei novamente a me questionar sobre o assunto...

Inicialmente me lembro quando eu era mais jovem, escutei algumas vezes me chamarem de “revoltado”, eu até gostava disso, gostava daqueles músicos que eram bem rebeldes, que demonstravam toda a sua rebeldia contra a sociedade, mas sinceramente nunca me considerei um rebelde, apesar de sempre ter vontade de mostrar este lado, mas quase sempre tinha medo de o fazer.

Hoje em dia muitas das pessoas seguem o que vou chamar de uma moda rebelde, a pessoa não é realmente rebelde, apenas gosta de se passar por um, então tudo é montado, suas roupas, seus discursos, seu gosto musical, etc. Então se quer ser rebelde tem que gostar da mesma música, usar o mesmo tipo de roupa e ter o mesmo discurso??? Não, isso é moda...

Fui em busca do dicionário para pegar a definição mas clara possível da palavra rebeldia, e gostei bastante da seguinte definição, “que se revolta”, então o rebelde é aquela pessoa que se revolta, seja com a sociedade, com a religião, com as músicas, etc. Mas isso não quer dizer que toda aquela pessoa que se revolta precisar ser igual às outras...Você pode se revoltar e usar roupas normais e gostar de pagode; Você pode se revoltar contra a sociedade e mesmo assim ser um católico praticante. Onde quero chegar com isso?? Que a pessoa realmente rebelde é aquela que quer mudar o mundo, que se revolta com a rotina da nossa sociedade e espera poder ver um mundo diferente melhor e não aquela que apenas quer ser chamada de rebelde e faz teatro para isso.

Então não critico a qualquer pessoa, seja ela quem for, tenha ela qual estilo tiver, mas eu odeio a hipocrisia de tentar ser algo que não se é...


Fonte: Texto de Fábio Heinen.



Nenhum comentário:

Postar um comentário