quarta-feira, 13 de maio de 2009

O Ser Humano - Possibilidades do Pensamento como Linguagem

Por: Taís R. K. (Tata)
“Nunca chegamos aos pensamentos.
São eles que vêm” Martin Heidegger


Neste texto, como já diz o próprio título, vai em busca da compreensão das possibilidades e importância do pensamento. Somos seres dotados de características individuais, porém não sabemos viver sozinhos. Vivemos em sociedade. Como conseqüência disto, desenvolvemos ao longo da nossa existência nossa forma de pensar e de ver o mundo. As idéias aqui expostas têm esse objetivo: compreender um pouco os nossos pensamentos a cerca nossas características e de determinada realidade.

Nós, seres humanos somos dotados de características que nos diferenciam dos outros seres vivos. Estas características estabelecem nossa forma de ver e de viver o/no mundo em que habitamos. Diferentemente dos animais que possuem uma inteligência limitada, nós humanos podemos pensar, sentir, problematizar e agir produzindo assim variadas formas de conhecimentos. O pensamento faz parte de sua natureza e é algo que sempre está em constante atividade. Tem por finalidade indagar-nos sobre quem somos, como vamos falar e como vamos agir. É uma forma também de colocarmos em questão todos os nossos conhecimentos. O sentido do nosso pensar tem a ver com o que nos leva a querer conhecer as coisas e a necessidade de nos informar sobre os fatos que ocorrem. O conteúdo do nosso pensamento é o conhecimento que temos sobre as coisas, sobre o mundo, e ele se da através do nosso interesse pela busca deste conhecimento.

O nosso pensamento teve e continua a ter grande influência no mundo. O mundo é determinado por nossos pensamentos e ações. Se voltarmos na história, veremos que a origem de todos os movimentos sejam eles religiosos (o poder da fé na Idade Média) econômicos (o poder do capital), e com a elevação do poderio político, nós conhecemos o poder na arte de governar (política), entre outros, tiveram sua procedência no pensamento humano.

Hoje em dia, citando um exemplo claro, para a compreensão das idéias colocadas até aqui no texto, vamos nos concentrar em um problema que é de caráter coletivo: O aquecimento global. Muito tem se pensado e falado a respeito do momento delicado em que se encontra o nosso Planeta hoje. Criam-se teorias sobre o aquecimento global e suas principais conseqüências. Estas teorias têm origem nas idéias, pensamentos e na história da humanidade. Nós pensamos e transmitimos pensamentos e a forma com que transmitimos é com os próprios pensamentos. Se vamos chegar a uma solução definitiva, ou se vamos resolver este problema, bem para isso ainda não se tem respostas. “Pertencemos a uma época cuja civilização corre o perigo de ser destruída pelos meios da civilização.” (Nietzsche, 2000, aforismo 250).

Desta forma podemos concluir que a reflexão ou o pensamento, para nós seres humanos tem um significado muito grande. É por meio do pensamento que nos expressamos, argumentamos, falamos, enfim, interagimos com os outros seres humanos. Isso é o que nos da a razão e que nos torna tão diferentes e especiais. Isto também nos leva a evolução. Sim, somos seres em constante evolução. Entramos neste mundo criado por Deus e nos agregamos a essas realidades na vontade de sermos mais do que realmente somos. Sendo assim, o pensamento como uma forma de linguagem, de comunicação, de interação é o verdadeiro centro do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário