sábado, 29 de agosto de 2009

Cerveja previne a osteoporose em mulheres

Mulheres que bebem cerveja correm menos risco de desenvolver osteoporose, segundo uma pesquisa realizada por cientistas espanhóis. Isso ocorre porque a grande quantidade de silício encontrada na bebida fortalece os ossos, retardando o desgaste natural e estimulando a formação óssea. "A cerveja é uma das mais importantes fontes de silício na dieta ocidental, e ele desempenha um papel importante na formação dos ossos", explicaram os pesquisadores.

Outro fator que ajudaria a manter a estrutura óssea saudável, de acordo com a pesquisa publicada no jornal Nutrition, é que a cerveja também é rica em fitoestrogênio, uma versão vegetal do estrogênio. Os ossos são constituídos por uma malha de fibras, minerais, vasos sanguíneos e medula. Os ossos saudáveis são densos e o espaço entre as diferentes partes é pequeno.

Cerca de 1.700 mulheres com idade média de 48 anos participaram da pesquisa. Os cientistas realizaram exames de ultra-som nas mãos das voluntárias e notaram que aquelas que bebiam cerveja tinham os ossos mais densos. As mãos foram as partes do corpo escolhidas para a realização do exame porque os dedos são os primeiros membros a apresentar os sinais da osteoporose. De acordo com os pesquisadores, mesmo as mulheres que bebem menos de um litro de cerveja por dia já apresentam estruturas ósseas mais saudáveis, o que sugere que pequenas quantidades diárias da bebida podem ser benéficas à saúde.



Fonte: Veja/REVISTAS ABRIL

2 comentários:

  1. Olha eu bebo cerveja.. Adoro!

    Eu indiquei seu blog para um selinho. Se tiver interesse, pega la no meu blog.. Bjs

    ResponderExcluir
  2. hsiuhsuish bom saber, agora tenho essa desculpa

    ResponderExcluir